quinta-feira, 22 de junho de 2017

O lugar das pessoas e a incompetência

Dizem por aí que as pessoas não se colocam umas nos lugares das outras, mas isso é uma inverdade. Colocam-se demais, até sem serem chamadas para ocupá-los. Por isso o mundo está esta zona. Um passando a perna no outro, brigando por espaço, principalmente profissional.
Sempre busquei meu crescimento profissional baseado em meritocracia. Mas em vez de méritos próprios, alguns buscam tentando provar que o outro é incompetente, e acabam dando um tiro no próprio pé. É o caminho mais cômodo, porque não existe esforço pessoal em aprender, em estudar, em produzir de verdade – apenas o esforço em provar que o que o outro fez não foi bom (mesmo que para isso as informações divulgadas para Deus e o mundo sejam mentirosas).
Vejo pessoas passando por isso. Eu já passei por isso – e num passado não tão distante. Passei num concurso que sempre quis por mérito. Abdiquei de inúmeros finais de semana de praia/lazer para estudar. Dediquei, além dos 4 anos de faculdade, mais 6 anos na minha formação, entre mestrado e doutorado e outros cursos complementares. E hoje, vejo pessoas querendo prejudicar outras para ver se o brilho de alguém respinga nelas acidentalmente. Contentam-se com uma faísca, em vez da fogueira.
Só que a vida não é um eterno São João, e a faísca, muitas vezes, não respinga e rende fogo e brilho. Fica feio. É de uma baixeza sem tamanho que podem até demorar em perceberem, mas a máscara cai em algum momento. Alguns sentem nojo deste tipo de criatura, eu só sinto pena. Não acredito que uma pessoa assim pode ser feliz na vida sem um propósito seu, que não seja passar por cima dos outros. Basta uma reunião mais aprofundada para perceber que a pessoa não domina o que fala e mal sabe o que diz (ou escreve).
A este tipo de gente, não desejo mal. Desejo sim muitos trabalhos, muitas oficinas, muitas reuniões, muitas mesas redondas, muitas palestras. Não tenho dúvidas que com tantas oportunidades, a incompetência certamente será provada – só que não a minha.

Daniele Van-Lume Simões          22 de junho de 2017





2 comentários:

  1. Nossa!Como admiro o que você escreve! É sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Elisabeth, obrigada pelo carinho! Fico feliz que goste dos meus textos! Abraços

      Excluir