terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tempos verbais


Futuro do pretérito é o tempo verbal mais utilizado hoje em dia.
Eu ‘seria’, ‘faria’, ‘viveria’... a vontade de ser, fazer ou viver até existe, mas não existe a ação. De que adianta vontade, sem ação. E graças à existência desse tempo verbal, muitos se escondem e o utilizam como álibi para mascarar falta de interesse, covardia ou mesmo baixa autoestima.
Lógico que a culpa não é de nossa língua portuguesa, visto que, por esse tempo verbal existir, se mostra bastante democrática. Beneficia a todos, inclusive aqueles que não sabem o que querem.
Pior que o futuro do pretérito utilizado sozinho, é quando este vem acompanhado do pretérito imperfeito do subjuntivo. Aí, com perdão da expressão chula, lascou. O pretérito imperfeito do subjuntivo, por definição, indica condição, hipótese, sempre acompanhado com o ‘se’. Ou seja, justifica a não-ação do primeiro tempo discutido aqui. Em resumo, é a famosa desculpa esfarrapada...
Exemplo? Vamos lá: ‘Eu até sairia com ela, se ela fosse mais bonita...’ ou ‘Eu procuraria um emprego na minha área, se não fosse tão difícil...’
Cara-pálida, primeiro você já se olhou no espelho? Ou resolveu estudar mais?
Claro que algumas vezes, precisamos usar esses dois tempos verbais sim e a justificativa que utilizamos para não realizarmos algo, além de verdadeira, pode ser coerente.
Mas o que eu estou discursando aqui é que cada vez mais pessoas se aproveitam da existência desses tempos verbais para fugirem da própria realidade, se enganar ou enganar aos outros e permanecerem numa inércia constante. Responsabilizando fatos ou até mesmo outras pessoas pelo seu insucesso ou infelicidade.
Não vou dizer que nunca fiz isso, porque estaria sendo hipócrita. Mas hoje valorizo muito mais pessoas do ‘presente simples’. Vai ver que é por isso que esse tempo verbal vem acompanhado pelo ‘simples’. Eu faço, eu quero, eu consigo, eu vivo. O que eu quero ou realizo hoje é o mais importante. Às vezes condicionamos o presente simples ao futuro do subjuntivo... mas isso também é bom. Indica que você tem planos, objetivos. Sem enrolações. ‘Quando terminar meu mestrado, eu quero seguir carreira acadêmica’. Tudo bem que nesta frase a expressão ‘quero seguir’ é atualmente definida como futuro do presente composto e é facilmente substituída por ‘seguirei’, futuro do presente. Mas ambos, além de terem a denominação de ‘presente’, são objetivamente simples. E expressa um desejo atual de realização. Uma meta – e bem definida. Você saber o que quer.
E você? Qual é o seu tempo verbal hoje?
31/10/2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário