quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Frutas e a vida


Era um dia de café da manhã normal, num sábado igualmente comum, comi uma fruta e nossa, como estava ácida. Intragável. Cuspi fora. Não deu. Prontamente, comentei com meu esposo que ela precisava amadurecer para ficar docinha. Agradável.
Caiu a ficha. Como a vida é engraçada, porque com os humanos é justamente o contrário. Amadurecemos e perdemos a doçura. Ganhamos acidez. Uma criança pequena é super doce. Com a idade, ficamos ácidos, às vezes intragáveis, às vezes azedos – e estes últimos apodrecem por dentro até definharem por completo. Reclamamos com tudo, perdemos a esperança e até pior – a fé. Perdemos a doçura, a gentileza, a compaixão. Perdemos a paciência, ganhamos ironia. Acidez. Rispidez.
Às vezes a culpa não é só nossa. As pessoas agem com as outras de forma má, inadequada, perversa, fazendo com que ser doce seja o mesmo que ser idiota. Fazendo com que ser doce seja carregar o mundo nas costas porque sempre terá alguém para se aproveitar da sua boa vontade – não de uma forma legal e sim da pior e mais sacana possível. Fazendo com que ser doce seja fora de moda.
Mas mesmo assim não devemos perder a doçura. Sem a doçura, as relações perdem o sentido, o valor. Seja doce com quem merece seu néctar. Seja doce com o amor da sua vida. Com seus amigos. Com seus entes queridos. Com o seu cachorro. Com suas plantas. Mas não com qualquer um. Não confunda ser doce com ter educação. Educação deveria fazer parte da rotina sempre; educação é o bom dia, é o por favor, o com licença e o obrigado. Isto você deve dizer a todos. É sua obrigação de cidadão. Ser doce é dizer bom dia com um sorriso sincero, é dizer por favor com humildade, é pedir com licença com tolerância, é dizer obrigado e dar um abraço.
Ser doce é principalmente a forma que você conduz sua vida e seus atos. Não apenas o que você diz. Você pode falar palavras bonitas em tom ácido. Ser doce é levar a vida de forma mais leve, junto das pessoas que têm significado para você. É tornar a vida (tanto a sua quanto dos que você ama) mais feliz, mais gentil, mais colorida. Com essas pessoas, não use a acidez, pois ela corrói a alma. Use a doçura mais pura e verdadeira. Guarde a acidez para se defender de pessoas que não valem a pena, senão você correrá o risco de amargar uma profunda solidão.



4 comentários:

  1. Dani, Amei.. pura verdade! Nós dias de hoje como está difícil encontrar doçura nas pessoas. Este texto fez com que eu refletisse um pouco mais sobre a vida e as pessoas. Continue nos alimentando sempre com seu néctar e sua doçura. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariiii! Obrigada pelo carinho e pelas palavras! Fico feliz que, de alguma forma, consigo tocar o coração das pessoas queridas! Bjos!

      Excluir
  2. Que texto lindo, Dani! Hoje em dia a gente fica tão amargo do mundo que às vezes se esquece de ser doce com as pessoas queridas, perdemos um tempo precioso fazendo isso. Obrigada pelo lembrete e já estou amando esse blog! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandinha, que bom que gostou! Seja muito bem vinda a este espaço! :) Bjão

      Excluir