domingo, 29 de janeiro de 2017

A beleza e a cobrança


Considero-me uma pessoa vaidosa. Gosto de produtos cheirosos, perfumes e sou louca por maquiagem e batom - tenho vários. Mas isso sempre foi uma coisa minha. No entanto, estou tentando comprar só o que eu tenho certeza que vou usar - um consumo consciente - independente do que ditam nas passarelas ou nos blogs de beleza.
Cada vez que entro na internet é uma moda diferente, seja de dieta, de exercícios, de cabelo, de unha, de roupa. Está cada vez mais cansativo andar na moda e talvez até mesmo mais esquisito. Piercing em unhas! Como faz para usar o banheiro? Ou cabelos multicor, gargantilha gótica, e mais não sei lá quantas coisas que não combinam comigo - e com a maioria das pessoas.
Nada contra quem usa gargantilhas ou cabelos azuis, mas isso tem mais a ver com estilo do que com moda. Quem gosta de cabelo azul, vai usá-lo mesmo que a moda seja cabelos castanhos virgens. Quem gosta de gargantilha, vai usá-las, mesmo que a moda seja maxicolares (que eu adoro por sinal). E por aí vai.
E as dietas? Cada uma que aparece... Vegana com glúten, vegana sem glúten, com açúcar branco, sem açúcar nenhum - incluindo o das frutas, dieta do abacate (que ganhou um nome chique: avocado), vegetariana, sem lactose, da proteína, da clara de ovo... ahhhhh... Dieta boa mesmo é aquela que minha vó comia, com manteiga no pão, café com leite, carne com legumes, arroz e feijão. Dieta boa é aquela com comida de verdade, com proteína de verdade, com vitaminas de verdade, com açúcar de verdade, com farinha!.
Dieta boa é aquela com uma guloseima de vez em quando, com uma taça de vinho ou duas ou três, é aquela com sabor. Dieta boa é aquela que você come na quantidade certa. Essas dietas da moda criam pessoas neuróticas, ansiosas, malucas, estressadas, mal-humoradas - ou será que são essas pessoas que criam essas dietas? Vai saber a ordem...
Exercício é bom aquele que te dá prazer. Gosta de musculação? Ótimo. Eu odeio. Gosta de correr? Ótimo. Eu não posso, tenho asma. Gosta de caminhar? Ótimo. Eu gosto também. Se eu fosse seguir os exercícios da moda, já teria morrido - ou de asma ou de tédio. Exercício bom é aquele que você faz porque gosta, nem que seja uma caminhada ao mercado, um alongamento em casa, ou meia hora de esteira vendo seu programa preferido.
Tem um exercício que eu gosto muito: pilates. Alia respiração, postura e força física, tudo isso num ambiente climatizado, com uma pessoa formada especialista para te assessorar a não fazer besteira. Perfeito. Para mim. Só que desde que me mudei para Brasília, ainda não tive tempo de procurar um estúdio, mas como sei exatamente o que eu gosto de fazer, não me rendi aos modismos fitness da vida.
Gente, a vida é muito curta para que percamos tempo preocupados em seguir padrões estéticos. Devíamos nos preocupar mais em seguir padrões éticos.
Faça e use o que te faz bem, o que te faz feliz, o que te realiza. Esqueça padrões, modismos e fotos da Gabriela Pugliesi treinando. Seja você, com suas lindas imperfeições, que no conjunto da obra, te fazem um ser único e por que não, perfeito.
Cada um é cada um e o mais importante na vida é aquilo de bom que você externaliza através do seu sorriso e não da sua bunda empinada.

Daniele Van-Lume Simões   29 de janeiro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário