segunda-feira, 6 de março de 2017

Grata surpresa



Esse blog tem sido uma grata surpresa para mim. Escrevo há vários anos, mas nunca havia guardado meus textos. E no ano passado, meu marido me deu a ideia de fazer um blog.
Logo eu, que não tenho instagram, facebook, snapchat, quase nenhuma rede social, exceto o LinkedIn, que carinhosamente chamo de facebook de nerd, ter um blog... A primeira coisa que pensei foi na obrigação de ter que ficar postando textos. Fiquei resistente à ideia no início, mas depois cedi e foi uma das melhores coisas que fiz na vida.
Comecei o blog em 16 de setembro de 2016 e de lá para cá foram várias experiências e impressões compartilhadas, desde as mais cômicas e corriqueiras, como o vazamento no meu banheiro até impressões sobre fé, morte, felicidade, saúde pública e fatos políticos.
De lá para cá, pude me expressar em toda plenitude que as palavras permitem. Palavras escritas, pois nunca fui nota 10 em oratória. As palavras escritas, no seu silêncio, dizem muita coisa - coisas que não temos coragem de dizer ou não sabemos como, coisas que pensamos corriqueiramente ou reflexões mais profundas sobre fatos que vivenciamos. Elas falam mais do que qualquer forma de expressão, pois ficam ali, provando o que você pensa e sente. Enquanto as palavras faladas são frequentemente distorcidas - intencionalmente ou não.
Palavras escritas são a impressão do seu eu, em forma de letras, eu este que muitas vezes se faz incompreensível quando você não consegue falar o que é, pensa ou sente. Mas escrevendo você desnuda-se, liberta-se, mostra-se, entrega-se. Você imprime sua vida – literalmente.


Escrever, para mim, deixou de ser um hobby e passou a ser uma entrega. Passou a ser um compromisso - e não pense que isso é ruim porque não é. Você só entrega-se a algo ou alguém que você está verdadeiramente comprometido. Seja um projeto novo, um trabalho, um casamento, um filho, ou até mesmo, um hobby. O compromisso não deve vir antes e sim depois que você descobre o que vale a pena você se dedicar.
Logo, vi que estava equivocada sobre a obrigação de postar textos com frequência. Compromisso e obrigação podem até ser usados como sinônimos na língua portuguesa, mas para mim, depois do blog, são coisas totalmente diferentes.
Obrigação é aquilo que você não tem escolha e que por isso, muitas vezes, está associada ao desprazer - nada obrigatório pode ser saudável. Compromisso é a intenção que você faz algo, é aquilo que te movimenta todos os dias, é aquilo que te inquieta para buscar soluções e um mundo melhor. É o que te faz sorrir, porque é a sua causa. É a bandeira que você levanta.
Minha causa é escrever, é mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, é trazer uma leitura leve, às vezes polêmica, mas sempre reflexiva. É divertir. É intrigar. É discutir. Meu compromisso é com as crônicas, com os leitores, com meu blog - que hoje me deu muitas alegrias com um recorde de acessos - e principalmente, comigo mesma.


Escrever por obrigação? Hoje vejo que isso nunca acontecerá. Desobrigue-se do que pode e comprometa-se com o que é importante para você e sua vida ganhará um sentido que você jamais imaginou ser possível.
Obrigada, a todos os leitores, pelo carinho.

Daniele Van-Lume Simões     06 de março de 2017


3 comentários:

  1. Parabéns Dani .Suas postagem São maravilhosas. Deus te cubra de sabedoria.👏👏👏👏👏😙

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sucesso do blog, Dani!
    A maioria dos textos são o nosso cotidiano, o que passamos e não temos tempo de desabafar por isso são deliciosos de ler!

    ResponderExcluir