domingo, 30 de abril de 2017

Café fresco e a manhã de domingo


Um dos cheiros que mais gosto é de café fresco. Ele lembra aconchego, infância, casa de vó. Cheiro de café fresco me dá paz, é quase uma meditação olfativa. E uma das coisas mais felizes da minha vida é acordar com cheiro de café fresco feito pelo meu marido.
O café está na nossa cultura há séculos. Ele acorda o corpo e a alma. Aquece as ideias. Traz uma sensação de acolhimento que bebida nenhuma outra traz. Nem o chá. Esta última também traz sensação de acolhimento, mas só quando estou resfriada. Rs.
O momento mais feliz da minha semana é o domingo de manhã quando está frio, porém com sol, e coloco um pedaço de canela em pau minha xícara de café recém coado. Os aromas, os sabores, isso é vida!
Amo café espresso também. Mas esse é muito "executivo", muito moderno, é para depois do almoço ou para encerrar um delicioso jantar. De manhã não. De manhã tem que ter carinho, afeto no seu café. O café tem que ter emoção, trazer sua memória olfativa e gustativa à tona nas mais lindas lembranças. Café é amor.
Lembrei de uma música de Chico Buarque chamada "Com açúcar, com afeto". Para mim, toda manhã de domingo é "Com café, com afeto".
Estou aqui tomando meu café com um pedaço de canela em pau numa manhã de domingo ensolarada e fresca.
E o seu domingo? Tem sabor de que?

Daniele Van-Lume Simões      30 de abril de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário