domingo, 2 de abril de 2017

Família


Tem uma música famosa que tem exatamente esse nome: Família. "Família, família, cachorro, gato, galinha... Família, família, acorda junto todo dia, nunca perde essa mania...".
Família é bem isso mesmo, bagunça, correria, confusão, mas ao mesmo tempo um porto seguro para o qual voltamos ao final do dia. Todos os dias. E que bom!
Família pode ser de sangue, de coração, de princípios. Família é aquela que nos suporta, literalmente. Suporta nossas manias e defeitos e nos dá suporte quando necessário para seguirmos em frente.
Tem muito amigo que é muito mais família que muito parente. Tem parente que é muito mais família que certos irmãos. Tem irmão que é pai, que é mãe, que é filho e que é o brother.
Tem pai ausente, tem pai que é mãe, tem o super pai. Tem mãe chata, mãe amiga, mãe que parece filha e mãe super protetora.
Tem marido que é o melhor amigo, tem marido que parece filho ou às vezes pai, quando precisamos de um conselho.
Tem ainda uma infinidade de parentes: primos, tios, avós, tudo junto e misturado nas festas de fim de ano e nos grupos de whatsapp.
Tem família que você não se reconhece nela e também aquela que você não se imagina sem.
Tem a família do coração, dos filhos de criação. 
Tem família de princípios, que são seus amigos. Tem família que veio agregada a sua, como a esposa do seu tio, os primos dos seus primos, a madrasta, o padrasto, o marido da tia.
Família boa é aquela que tem fofoca de vez em quando, que tem chester no Natal, que tem viagem no feriado. Família boa briga por política e até por religião, mas faz as pazes com um comentário engraçado e está tudo bem. Família boa é aquela que se une quando alguém adoece, que reza junto, que ri junto, que chora junto e que se sente junto - mesmo que distante. E como tenho aprendido com a distância...
Família boa tem alguém que admiramos (te amo, pai!), alguém que nos identificamos e até alguém que não gostamos, mas e daí? Não se pode agradar todo mundo. Já me livrei dessa obrigação faz tempo. E por conta disso, me sinto mais parte da família.
Família boa convive bem três dias, mais que isso, rola estresse, rola briga por causa da louça suja, rola não querer lavar o banheiro na sua vez, mas quando está longe, se fala nos outros 362 dias.
Família boa tem silêncio, tem sumiço (eu!). tem meme, tem respeito aos mais velhos mesmo que eles estejam errados. É, vocês também erram viu? Não é só a gente não...
Família tem tudo isso, todos os dias, durante todos os anos e é justamente por isso que ela é tão essencial nas nossas vidas. É a nossa base. Uma pessoa sem família é uma pessoa incompleta.
Sou grata a Deus pela família que tenho, cheia de manias, de defeitos (incluindo quem vos escreve), mas cheia de amor e solidariedade. Sou grata pela família que fui criada, com valores e princípios, e pela que estou construindo.
Sou grata pela minha família do coração (um beijo, meu marido!), pela minha família de sangue e pela família que me escolheu, meus amigos.
Se eu pudesse definir o que é família, aqui distante, em Brasília, eu diria que família é aquilo que pode tornar o domingo um dia realmente feliz.
Por isso, cuide dos seus familiares e amigos, pois eles são sim o seu maior tesouro. E não espere ficar longe ou perdê-los para perceber a importância que eles têm na sua vida. A família certamente compreenderia se isso acontecesse, mas ela não é eterna.
Bom domingo a todos!

Daniele Van-Lume Simões    02 de abril de 2017


4 comentários:

  1. Verdade e ainda agregando a família espiritual.Família são laços eternos.

    ResponderExcluir
  2. Como diz a letra de uma música: "Essa família é muito unida e também muito ouriçada, brigam por qualquer razão, mas acabam pedindo perdão..." Família briga, se ama, reclama, elogia... É um turbilhão de emoções,porém por mais desentendimentos, por maior que seja a distância, se houver amor nada mais importa pois esse é o laço mais forte.

    ResponderExcluir