quinta-feira, 20 de abril de 2017

O sorriso


Essa foto é de uma força e uma delicadeza imensas. Retrata bem o machismo, a brutalidade do homem que se acha no direito de gritar, de pôr o dedo na cara, de ameaçar uma pessoa só porque essa pessoa é mulher.
Quantos homens ficam corajosos quando o outro lado é do gênero feminino. Sabe aquele ditado: “Vai brigar com alguém do seu tamanho?”. Pois é, esse tipo de homem nunca vai. É covarde.
Vimos exemplos de machismo e brutalidade todos os dias. Seja na TV, desde o noticiário do almoço, com o feminicídio, até num programa que teoricamente era para divertir, o Big Brother. Vimos também mulheres aceitando isso, seja porque estão fragilizadas emocionalmente, com a autoestima no lixo, seja por medo.
As mulheres sofrem abusos desde sempre. Desde que acusaram Eva de ter dado a maçã a Adão. Essa história é velha. Ora, ele por acaso mastigou com uma arma apontada? Não. Mas a culpa é dela. É nossa. Sempre. Sofremos acusações e abusos de todos os tipos e ainda somos culpadas por isso. Mas as coisas estão mudando, devagar, mas estão. Muitas mulheres estão sofrendo para que a mudança ocorra, mas não estão se calando.
E essa imagem é um tapa de luva na cara da sociedade. O homem bruto, machista, agressor, totalmente descontrolado e ela forte, íntegra, serena, sorrindo. Ela podia até estar com medo, mas maior que o medo dela, foi sua coragem.
Um sorriso desarma qualquer argumento. Mas não estou falando de um sorriso debochado não, estou falando de um sorriso de quem diria: “Você não vai me atingir, eu sou maior que sua violência”.
Essa mulher tão jovem já nos ensinou algo grandioso: a manter o equilíbrio quando querem nos desestabilizar. Seja pela condição de gênero ou por qualquer outro motivo.
Essa mulher nos mostrou que somos maiores e melhores que essa violência contra a mulher e que juntas, somos fortes.
O nome dessa jovem é Saffyiah Khan. E mesmo tão jovem, nos deu uma valiosa lição. Muito obrigada.

Daniele Van-Lume Simões             20 de abril de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário