terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dia das Crianças


Hoje é dia das crianças. Uma data comercial, sem dúvida, mas prefiro buscar algo de lúdico neste dia em vez de discutir a crise econômica.
Como era bom ser criança... – que difere muito de ser infantil. Tem gente que é infantil até hoje, mesmo de cabelos grisalhos.
Ser criança é ter espontaneidade, alegria nas pequenas coisas e urgência. É até um pouco contraditório, pois a infância é só o começo da nossa vida, mesmo assim tudo torna-se urgente. Urgência em brincar, em se divertir. Urgência para que chegue as férias e em seguida a volta às aulas. Urgência em ver os antigos amigos e fazer novos – que muitas vezes irão nos acompanhar a vida inteira. Urgência em terminar a lição de casa para ver TV ou brincar na rua. Urgência em ser feliz – sempre depois da tarefa feita.
Era uma urgência responsável, muito diferente da urgência que os adultos têm hoje - a ansiedade.
Era uma urgência sadia, feliz. Mas nada impede que cultivemos, mesmo crescidos, essa sensação boa de vontade de viver cada abraço, cada ente querido, cada amigo, cada risada, cada momento feliz. 
Querer ser feliz com urgência é diferente de ansiedade para ser feliz. Primeiro vem a felicidade e depois a urgência em vive-la plenamente. Não o contrário. O contrário é auto-sabotagem.

Portanto, esqueça de se cobrar – deixe a ansiedade em casa. Ela pode até rimar, mas não combina com felicidade. Liberte-se, pelo menos hoje, e viva cada momento urgentemente, vorazmente, como uma criança que está descobrindo o mundo. Porque tal qual como a infância, os dias, sejam eles quais forem, passam voando. E você vai se lembrar, com uma certa nostalgia, somente do que ficou.
E que fiquem coisas boas, espontâneas e urgentes – são essas que, no final das contas, realmente importam.

Daniele Van-Lume Simões
12/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário