sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O invejoso e o invejado


Primeiro gostaria de me desculpar, pois estou sem computador aqui e estou escrevendo do celular. Mas como a vontade de escrever bate e não escolhe nem hora ou lugar, estou a fazê-lo.
O título da crônica é pesado, como tantas outras coisas na vida. Mas meu objetivo é ser pragmática.
Todo mundo conhece alguém invejoso. E para ser invejoso, não precisa muito, basta uma coisa: a mediocridade.
Uma pessoa invejosa sente prazer em arruinar a vida, o dia ou algumas horas que sejam de alguém, por um único motivo: sua vida é vazia de valores.
Um invejoso é insatisfeito no trabalho, nas relações pessoais (eu diria, inclusive, nas sexuais) e nas familiares. Um invejoso não consegue finalizar um projeto, seja de vida ou profissional, porque anda muito ocupado com a vida alheia. Um invejoso tem uma cara sizuda, rugas na testa, mas que não são de preocupação e sim de insatisfação.
Um invejoso pode estar em qualquer lugar, no trabalho ou na família ou na roda de amigos.
Mas como ele é dissimulado e tal qual judas até te dá dois beijinhos, ele acha que ninguém percebe suas intenções.
Já o invejado vê tudo isso, e silencia. Ora. Medita. Ou manda a pessoa às favas e na volta, ainda catar coquinhos.
O invejado tem uma vida com relações sólidas, o que não quer dizer perfeitas, mas sabe que existem pessoas que ele pode verdadeiramente contar.
O invejado tem segurança do que é e de onde quer chegar, e para isso não precisa humilhar ou passar por cima de ninguém.
O invejado tem boas ideias, bom humor e bom gosto, além de criatividade, o que faz com que alguns o admirem verdadeiramente. E por isso muitos o invejam.
O invejado tem bom senso, educação mas tem postura e opinião. Coisas que o invejoso não tem. Maria vai com as outras.
O invejado tem fé, tem esperança e mesmo passando por algumas injustiças, consegue acreditar nas pessoas ainda. O invejoso só enxerga deméritos. O invejado, virtudes.
O invejado não tem a vida ganha, ele ganha a vida todo dia com seu suor e méritos. Já o invejoso não tem sequer vida - vive das dos outros.
O invejado tem Deus, o invejoso, rancor.
O invejado tem amigos, o invejoso, alvos.
O invejado conhece o amor verdadeiro, o invejoso conhece o vazio.
O invejado não se preocupa com o invejoso, ele sabe que é algo muito pequeno diante da complexidade da vida. O invejoso não sabe o que é ter vida.
O invejado sabe que no jogo da vida, há um perdedor e um ganhador e por isso batalha e dá o seu melhor. O invejoso sequer sabe jogar, desconhece as regras, a ética, e até as pessoas.
E você? Em qual time joga?

Daniele Van-Lume Simões
28/10/16




Nenhum comentário:

Postar um comentário