segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Leveza da vida


O título talvez cause estranheza nas pessoas. Especialmente entre aquelas que me conhecem. Não sou o maior exemplo de leveza, mas estou tentando não perder mais meu tempo com coisas que não têm jeito. Percebendo a beleza nas coisas pequenas e principalmente, respeitando quem eu sou, no meu tempo.
Perdemos boa parte das nossas vidas nos preocupando com o que os outros vão pensar, com a conta que esquecemos de pagar, com o trabalho que ficou por fazer. Estou desencanando. Para alguns, amadurecendo.
Levar a vida leve não é ligar o sinal do f***-se para tudo e todos, não. Levar a vida leve é acordar cedo e agradecer pelo dia, em vez de reclamar. É estar parada num engarrafamento, mas se alegrar quando vir uma árvore bonita. É chegar em casa morta de cansaço, mas chegar feliz pois terá sua caminha confortável para dormir - de preferência ao lado do seu amor.

Levar a vida leve é não esquentar tanto com o que não muda - o jeito de algumas pessoas, ou o seu próprio. É não tentar agradar todo mundo, só quem te importa verdadeiramente. É não esquentar se esqueceu o celular. Sinta-se livre uma vez na vida.
Levar a vida leve é comer tapioca com café no final da tarde, assistir sua série favorita pela terceira vez (Alô, Friends!), é comer seu picolé favorito numa segunda-feira – felicidade não tem data marcada.
Levar a vida leve é rir horrores com uma piada boba, é arrumar a casa ouvindo Cotidiano de Chico Buarque, é dormir o final de semana inteirinho e não se cobrar para sair. Seu relaxamento e paz de espírito é mais importante que qualquer balada.
Levar a vida leve é requebrar com o orçamento final do mês, mas se sentir grata por ter um emprego. É fazer uma sopa quentinha num dia frio ou tomar uma gelada na sexta-feira quando chega em casa do trabalho.
Levar a vida leve é assumir somente as suas responsabilidades - não as dos outros, não as do mundo. É fazer caridade. É meditar/orar/rezar e sentir Deus. Em silêncio.
Levar a vida leve é xingar quando for necessário e se sentir leve porque desabafou. É também dar um abraço sem motivo e calar para evitar confusão - nossa, como isso torna a vida mais leve!

Levar a vida leve é parar de se culpar pela distância dos entes queridos e entender que cada um tem seu caminho a seguir. É correr atrás dos seus sonhos, sendo que o maior deles é viver numa praia paradisíaca, cozinhar no seu próprio restaurante rústico de massas e vinhos e dar risada disso. Respirar ar puro, no sonho ou na realidade, isso sim deixa a vida leve.
Tomar um banho cheiroso, tomar um drink enfeitado ou tomar um pouco de juízo. Tudo isso deixa a vida leve, e junto então, é capaz de fazer flutuar.
Levar a vida leve é ser feliz em pequenos momentos do dia - mas todos os dias, pois já se descobriu que a felicidade não é eterna nem duradoura, mas pode ser diária.
Levar a vida leve é assumir quando estiver de mau humor e curtir sua ranzinzisse sozinha, sem incomodar ninguém e sem pressa de ficar legal logo. Afinal, como falei o início, você não precisa agradar todo mundo.
Levar a vida leve é vivê-la do seu jeito - único, recebendo e aceitando pequenos momentos de felicidade diários, mas que alimentam a alma a vida inteira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário