terça-feira, 8 de novembro de 2016

A doçura e a acidez


Acho que falta doçura. Na vida, nas relações, no trabalho. Não aquela doçura enjoativa, babona, medíocre, mas aquela doçura meiga, educada, serena. Não me considero o poço da doçura, me considero uma pessoa ácida. Que se corrói intensamente quando externaliza opinião diante de algo que não concorda. Mas claro que nem sempre estou certa, opinião sobre algo é apenas opinião, embora muitos levem para o lado pessoal da coisa e passem a não gostar disso. 
Mas essa acidez toda nem sempre é algo bom. Aliás, se todos fossem verdadeiramente transparentes, ninguém se cumprimentaria. Garanto. No entanto, ser doce é melhor. Dói menos. Decepciona menos. Desgasta menos. Deixa as coisas mais leves.
Ser doce te faz popular, não te exclui. Ser doce te faz ter muito amigos, embora quando você precisar, você só poderá contar com pouquíssimos deles. É a realidade meu querido– e às vezes, é amarga.
Procuro doçura nas pessoas, nas relações, nos momentos, mas o que vejo são pessoas vazias, fúteis e muitas vezes, falsas. Talvez eu esteja procurando no lugar errado. Talvez tenha que procurar a doçura em mim, não nos outros. Eu tento, juro que tento. Mas quando tudo parece conspirar contra, esquece-se a doçura, a meiguice e vem à tona a acidez. Aquela acidez das entranhas, visceral, legítima. A "acidez reacional". Acabei de inventar isso. 
No fundo, cada um tem sua personalidade, mas devemos buscar o que for melhor para si e para os que nos cercam, dosar os sabores para não enjoarmos de nós mesmos ou nos envenenarmos de vez. Vivemos em sociedade. Precisamos das pessoas, por mais que o orgulho não permita admitir. Acidez é bom, em doses certas, pois é vital, está inclusive no pH vaginal – canal que dá a vida. Mas a doçura é igualmente importante.
A doçura é necessária para sobrepor sentimentos difíceis, aquele sentimento que corrói o estômago ou a alma, o rancor. Procure sempre esta pitada de doçura. Dose sua acidez e suas palavras. E tente fazer da vida um belo e colorido algodão doce, de sabor limão. Equilíbrio. Quem sabe não consigo?

Daniele Van-Lume Simões 08/11/16


Nenhum comentário:

Postar um comentário