domingo, 13 de novembro de 2016

O pragmatismo e o tempo


Pragmatismo é uma característica que anda em falta nas pessoas. Gosto de pessoas pragmáticas, diretas, cartesianas. Complexidade só é boa quando dentro de um bom vinho. Fora isso, é pura perda de tempo.
Não sei se por conta da base intelectual cada vez mais deficiente, mas as pessoas estão cada vez mais com dificuldade de se expressar. Falam, falam, falam e não dizem coisa alguma com sentido. Uma reunião tem servido apenas para marcar outra, porque nunca se consegue dizer tudo. Sempre falta algo, inclusive paciência da minha parte. Pessoas prolixas são cansativas, desnecessárias, patéticas. 
Prezo pelo pragmatismo por duas razões: o tempo é precioso e qualquer coisa que me o tome desnecessariamente me aborrece profundamente. A outra razão é que gosto do silêncio. Ah, o silêncio! Este sim é capaz de abrir a mente, relaxar o corpo, aliviar o cansaço e dar paz de espírito.
Só me sinto em paz no silêncio. Direto como deve ser.
Já me falaram que eu era cartesiana, na tentativa de desmerecer uma fala minha durante um debate. Bem, se isso era para soar como um xingamento, para mim foi como um elogio. 
As coisas são mais simples do que parecem. Vemos dificuldade em tudo, olhamos todos e queremos falar sobre todos os detalhes, acrescentamos sempre uma palavra no texto ou na fala para rebuscá-la e para quê? Para torná-los cansativos a ponto de ninguém se importar com o que é dito ou escrito.
Prefiro ser cartesiana, o que não é o mesmo que ser simplória. Você pode ser cartesiano e pragmático, sem ser raso. Basta cortar o que não faz falta na sua ideia central, mas sem cortar sua consistência.
Tive um grande professor/orientador, o Dr Frederico Abath, mais conhecido como Fred, que conseguia resumir duas páginas em um parágrafo. Sem perder o sentido, sem esquecer de citar tudo o que era importante. Pragmático, como ele dizia ser. Até sua vida foi pragmática - breve. Nos deixou aos 50 anos. Mas mesmo com toda brevidade, ele deixou aos seus alunos um legado imenso, tanto da ciência quanto de ensinamentos para a vida.
Então, meus queridos, quando forem realizar uma fala, façam um favor a todos e sejam breves, cartesianos e pragmáticos - mas nunca rasos. Estudem e treinem para alcançar o pragmatismo, não é fácil, mas é possível.
Porque até pode soar bonito uma fala rebuscada e longa, como um "excesso de sabedoria" para os ignorantes e bajuladores, mas a sua vida pode ser tão pragmática que talvez nem consiga terminar a última frase. Time is gold.

Daniele Van-Lume Simões  13/11/2016





Nenhum comentário:

Postar um comentário