domingo, 11 de dezembro de 2016

A necessidade da reflexão


Sinto necessidade de afastar-me. De algumas pessoas, talvez, de algumas situações também, mas principalmente de mim mesma.
Afastar-me de mim e ver de longe o que tem valido à pena na minha vida. Afastar-me de mim e ver quantas escolhas fiz na vida e quantas acertei.
Afastar-me de mim mesma para que eu possa pensar e chegar à alguma conclusão - mais ainda, atitude.
Anulei-me muito nos últimos anos. Anulei minha paixão por dança, por língua italiana, por literatura inglesa. Anulei minha paixão por estar só - é isso é o mais sufocante de tudo - conseguir estar só com você mesma com tantas demandas pessoais e profissionais.
Lembro que uma das coisas que mais amava fazer era ir ao mercado na sexta feira, comprar um vinho mediano (pois ganhava mal como estudante de pós) e assistir filmes cabeça sozinha no meu quarto, meu refúgio por longos 30 anos. My cave.
Ali, eu era eu mesma, podia dormir e acordar a hora que quisesse, podia ler, escrever, chorar ou rir de alguma cena de filme. Podia ter minha dor de cotovelo em paz, dor de cotovelo da vida, que faz a gente repensar as escolhas. Sem ter que dar explicação alguma a alguém.
Hoje, sinto que preciso me afastar, mas as pessoas não entendem. Preciso que minha intimidade seja só minha e que eu volte a ter a liberdade de escrever, de ler, de expressar o que eu quiser. Ser livre. Cansada de amarras, de pensamentos machistas, de brincadeiras de mau gosto, de violência contra a figura da mulher. Cansada de egoísmo, grosseria e impaciência - essa bolha prestes a explodir que o mundo se transformou.
Não quero me afastar dos amigos, só quero falar um pouco menos de mim e ouvir mais. Quero me afastar das obrigações domésticas e ser livre para dormir, acordar e comer na hora que quiser e não na hora que dois têm que fazer. Quero poder expressar-me! E ser respeitada por isso.
Quero curtir minha dor de cotovelo pelo livro que li, pelo filme que vi, sem dar maiores explicações.
Quero ter minha memória preservada e não me anular para satisfazer o ego de ninguém.
É minha história. E é minha, só minha. Tudo o que passei ninguém saberá e o que contei, me arrependo amargamente, pois o mundo está cheio de falsos juízes moralistas para apontar o dedo na sua cara, quando o que você só precisa é de um abraço sincero e uma frase de que tudo vai ser melhor a partir de agora.
Quero fazer exercício, quero beber menos e comer menos ainda. Cansada de me entupir de cafeína para meu dia ser suportável.
Quero, enfim, ser uma garota normal, que merece respeito, que tem opiniões, necessidades e um coração de manteiga. Quero ser a mulher que sempre fui até pouco tempo atrás: vaidosa, encantadora, meiga, culta e um pouco braba - porque odeio hipocrisia. E oh, cheinha de defeitos.
Quero ser lembrada como alguém que fez a diferença porque ensinou algo a alguém e não por ser alguém desprezível ou arrogante.
Espero afastar-me um pouco de mim, para que eu consiga colocar um pouco de ordem nesse caos chamado big bang pessoal. E assim, orbitar entre as pessoas que amo e ser vista exatamente como sou, como um corpo celeste que encontrou seu equilíbrio, sua verdadeira órbita, sem desestabilizar a órbita de ninguém.

Daniele Van-Lume 11/12/16


Nenhum comentário:

Postar um comentário