domingo, 18 de dezembro de 2016

A Sabedoria de Rubem Alves


Tenho lido muitas crônicas ultimamente e sempre volto a Rubem Alves. Se pudesse pedir três coisas na vida, uma delas seria viver um décimo da leveza de sua escrita. Seus textos são leves e profundos, gostosos de ler, tanto quanto ouvir uma canção de ninar.
Rubem Alves era gente como a gente, nasceu numa cidade de interior lá em Minas Gerais, teve traumas de infância, tomou café coado, comeu pão de queijo, se apaixonou, casou e teve filhos, estudou, virou professor universitário, gostava de crianças, mas não perdia a humildade de apreciar as coisas pequenas e valiosas da vida. Seus textos revelam isso. Uma sabedoria simples e intensa, na mesma proporção.
Rubem Alves entendeu o que era a vida e passou a vivê-la com humor, com livros e rodeado de crianças. Rubem Alves sabia quem era Deus, pois comia fruta do pé. Ouvia pássaros. Contemplava o pôr do sol. Rubem Alves, com todos os títulos e pompas que lhe foram concedidos, sabia o que importava na vida. E teve a generosidade de compartilhar conosco esta descoberta através dos textos.
Por isso eu sou sua fã.

Daniele Van-Lume Simões    18 de dezembro de 2016


2 comentários:

  1. Massa amiga! Vamos descobrindo a cada dia o quanto necessitamos de conexão com a natureza, com a simplicidade. Rubem Alves é exatamente isso.

    Bjo,
    Déa.

    ResponderExcluir
  2. Esse "veinho" é o máximo! Mesmo falecido, as grandes mentes são imortais! Por isso o tempo verbal no presente! O que ele nos deixou foi um presente! Bjo

    ResponderExcluir