sábado, 19 de novembro de 2016

O respeito e as pessoas


Respeito é algo raro hoje em dia. Lembro que quando era criança, era obrigada a respeitar meus pais, meus professores, meus coleguinhas, os mais velhos. Tinha que respeitar todo mundo, gostando ou não, concordando ou não. Respeito era algo que não havia como fazer uma escolha diferente - era necessário obedecer. Uma vez li que ele não deveria ser imposto e sim conquistado. Concordo, porque neste caso o que era imposto não era o respeito e sim regras. A primeira regra era o respeito às pessoas, gostando delas ou não.
Vivemos num mundo sem regras. Sem respeito pelo próximo. Cada vez que abro as páginas na internet, só leio desgraça. Alguém matou a mulher, estuprou a filha, cometeu racismo com uma criança (o caso da filha de Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso um verdadeiro absurdo), chifrou fulana ou ciclano, dirigiu bêbado, um político virou bandido, enfim. Não há mais respeito pela essência humana, pelos sentimentos dos outros, pela família, pelas crianças, pelas mulheres, pelo povo.
As pessoas perderam o senso, a noção da gravidade das suas atitudes, tudo virou vil e banal na terra sem lei que é a internet. Na verdade, a internet é só um reflexo, uma pequena amostra do mundo real.
Tudo isso acontece fora do computador, em números muito maiores, inacreditáveis, eu diria. E por conta das enormes proporções que a falta de regras no mundo tem tomado, banalizou-se as relações humanas. Sejam virtuais ou reais.
Desde aquela fulaninha do seu trabalho que não gosta de você sem motivo e tenta te prejudicar, até crimes atrozes. Tudo virou banal. Ética não existe, e a banalidade das atitudes só varia na proporção em que se apresenta.
Há muito tempo isso tem me incomodado. Respeito é uma palavra que não existe, porque as pessoas não se perdoam mais. Não fazem mais nenhum esforço para se colocar no lugar do outro. Não é ser capacho, é reconhecer sua natureza humana e falha e entender que o perdão é necessário para que as relações sejam amigáveis e ao mesmo tempo, profundas. Seja relacionamento amoroso, de amizade, de coleguismo, familiares, etc. Sem respeito e perdão, a vida torna-se o inferno de Dante.
Banalizou-se a violência, seja física ou moral, para justificar a intolerância de alguns, hoje muitos. Uma coisa alimenta a outra e no final, o respeito míngua à espera de que alguém se lembre da sua existência e se lembre que só ele poderá trazer um pouco de paz às pessoas que ainda se importam com as outras. Só o respeito pelo próximo poderá tornar a vida mais leve.



4 comentários:

  1. Ótimo texto Daniele, estamos vivendo tempos difíceis simplesmente pela falta de respeito ao próximo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Seja sempre bem vindo neste espaço, André! Abs

    ResponderExcluir
  3. Esposa querida, meu amor.
    A ideia do blog trás para as pessoas uma visão maravilhosa de uma escritora que consegue ser objetiva, com educação e respeito ao leitor que GANHA algo positivo para aplicar na vida e ser mais feliz.
    Fantástica essa sua capacidade linda de externar sua visão de maneira positiva e que ajuda pessoas, que às vezes tão perdidas e inocentes diante de um mundo complexo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, amor. Que bom que você gosta desse espaço. Bjos

      Excluir